Como não estourar o orçamento do casamento

Organizar um casamento nem sempre é uma tarefa fácil, afinal a grande maioria nunca casou antes não é mesmo?

Ao longo dos anos trabalhando com fotografia em vários estados brasileiros e também no exterior, nós fomos notando que algo em comum era a preocupação com os orçamentos do casamento.

– Será que eu vou conseguir pagar tudo que precisa?
– Será que não estão me “enfiando a faca”?
– E se eu pagar caro e não for tão bom?

Aposto que se você está começando a planejar o seu casamento, essas ou perguntas semelhantes fazem parte da sua rotina. E pensando nisso eu separei cinco dicas rápidas que podem ajudar você se planejar.

Para isso leia com atenção, deixe sua opinião no final e depois pesquise muuuuito os melhores fornecedores para o seu grande dia.

1 – A escolha os convidados

Praticamente quase tudo no seu casamento é movido baseado no numero de convidados, este detalhe fundamental para todas as outras etapas como a escolha do local ideal, o cardápio do buffet, os doces, as lembrancinhas, drinks entre outros.

Nós já fotografamos de casamentos com apenas 12 pessoas até casamentos com mais de 1200 convidados.

Não existe um numero de convidados ideal, isso é relativo mas dependendo do orçamento disponível, pode ser que você precise se libertar daquela necessidade de convidar pessoas por obrigação. Faça uma boa lista junto com o seu companheiro, e priorizem as pessoas mais importantes e próximas.

Pesquisas dizem que o investimento com o cardápio do buffet corresponde aproximadamente a 25% do orçamento total do casamento, pensando nisso pesquise

As lembrancinhas para os convidados também devem ser consideradas no momento de definir o orçamento, já que pode variar de acordo com o número de pessoas. Outro serviço que também depende dos convidados é o transfer. Muitos casamentos disponibilizam veículos para transportar grandes grupos, e é preciso pensar no gasto que essa opção supõe. É preciso pensar em todos esses detalhes.

2 – Escolhendo os fornecedores

Embora pode parecer uma algo simple, escolher os fornecedores para o seu casamentos é algo que exige atenção e muita pesquisa. Nós temos certeza que todo casal quer que este momento seja único e inesquecível e isso depende de bons profissionais.

Lorran Souza Fotografia

Quando nos referimos a bons profissionais, não são necessariamente as empresas mais caras vai garantir um serviço de primeira. Mas sim as empresas que possuem nome e um bom histórico na prestação do serviço oferecido .

Um dos maiores erros é cair na tentação dos preços baixos, nas promessas mirabolantes ou quando o fornecedor te força a fechar com ele a qualquer custo. Fique sempre atento a tudo que é oferecido e veja se no final você não vai ter que contratar outras coisas para complementar.

Nós por exemplo, temos uma política de nunca insistir e nem forçar nenhum dos nossos clientes a contratar nenhum dos nossos serviços. Jamais forçaremos uma venda, como cliente eu não gostaria de ser forçado a contratar algo, por isso não fazemos isso.


Acreditamos que o casal, primeiramente precisa gostar do estilo do profissional desejado, analisar se cabe no orçamento e consequentemente se sentir seguro em fechar o contrato.

Leve essa dica na escolha de todos os seus fornecedores, será o melhor para ele e para você, porque quando um casal nos contrata, nós oferecemos o nosso melhor, porque sabemos que a escolha foi feita sem interferência.

A ajuda de uma empresa especializada em assessoria de casamentos é muito importante, existem muitos detalhes que talvez você deixe passar e esses profissionais podem e devem auxiliar para que você não gaste desenfreadamente.

Mas muito cuidado, alguns profissionais são conhecidos por superfaturar contratos, então esteja sempre firme e faça você todos os orçamentos com os fornecedores que você preferir.

Ahh, lembre-se de sempre buscar referência de pessoas que já casaram, de amigos ou de conhecidos dos fornecedores e NUNCA, mas nunca mesmo contrate um profissional X pensando no Y.

Caso você queira se aprofundar mais, temos outro artigo com mais dicas para escolher os fornecedores.

3 – Escolha do vestido e do traje

Esse ponto é muito pessoal, mas é preciso ficar atento pois existem centenas de fornecedores e muitas vezes você pagando muito caro pelo “nome” da empresa. Não tem nada de errado nisso, mas se seu objetivo é economizar isso pode não ser uma boa idéia e é facilmente resolvido fazendo boas pesquisas.

Por muitas vezes, presenciamos noivas casarem estressadas, nervosas e até mesmo com sono depois de passar a véspera do casamento esperando o vestido ser arrumado, ajustado ou até mesmo ser refeito nos 45 do segundo tempo devido.

Mesmo pagando muito caro as vezes pode acontecer de ter falhas e erros cometidos por empresas de locação de trajes.

O mais comum é o vestido não estar pronto ou vir desajustado mesmo depois da última prova.
Diferente do que foi dito na hora de vender, “ Amigaaaa o seu vestido sera lindoooo e deslumbranteeeee, será só seu, ninguém vai ver…” muitas empresas alugam o vestido antes ou se confundem nos modelos e ai começa toda a aquela correria.


A dica é ficar sempre atenta com as empresas que tem muito volume de locação e conversar com quem já alugou ou comprou vestido daquela linha.

Como fotógrafos, recomendamos que mesmo depois da última prova, seja feito mais um teste com o vestido logo cedo no dia do casamento para evitar imprevistos. (Acredite acontece muitos)

4 – Faça uma planilha de custos

Pode ser um bloquinho, um diário ou até mesmo um dos milhares de aplicativos de planejamento. O Importante mesmo é saber quanto você tem disponível para investir e analisar se todos os fornecedores que você deseja cabe no orçamento.

Quando tomamos nota de tudo, é muito mais fácil saber para onde esta indo o maior volume dos gastos e se preciso for, reajustar e direcionar o investimento para onde precisa de mais atenção.

Um dos maiores medos dos casais, é não conseguir cumprir com todos os contratos ou estourar o planejamento.

Por isso aconselhamos criar um limite para os gastos, mas também reservar uma quantia chamada de margem de segurança. É importante que essa parcela do orçamento total do casamento seja guardada e que se necessária, ser destinada para as surpresas e imprevistos.

Por exemplo:
Você e seu companheiro fizeram uma reserva e estão dispostos a gastar no casamento R$100 mil reais, com tudo recomenda-se que o planejamento fique em torno de 80% do disponível e que 20% fique como margem de segurança.

Muitas pessoas planejam e sempre acabam gastando muito mais, com essa dica você evitara grandes surpresas e terá controle sobre o investimento.

5 – Lua de mel

E se sobrar dinheiro, nada mais justo do que comemorar, não é mesmo?

É importante que os gastos com a lua de mel também esteja incluída no orçamento do casamento. E a dica aqui é avaliar com muita antecedência se a viagem será em alta ou em baixa temporada do local escolhido.

Normalmente a lua de mel fica por ultimo e ai mora um grande vilão nos orçamentos, e quando vista com tempo você pode conseguir bons descontos ao contratar  pacotes de viagem. No entanto, este ponto é importante porque a viagem deve ser segura e, acima de tudo, deve ser aproveitada ao máximo. É um momento único nas suas vida!

Como nós somos amantes de viagens, e a grande maioria dos nossos casais sempre viajam, desenvolvemos uma parceria com uma empresa de turismo com condições diferenciadas na contratação dos serviços de lua de mel, ou de também de viagens para ensaios de pré-wedding.

A gente sabe como o nosso tempo anda cada vez mais curto, e organizar uma viagem nem sempre é uma tarefa rápida. Por isso buscamos as pessoas certas para fazer isso para nós, e para nossos casais.

Pra finalizar nós gostaríamos de deixar só mais uma dica…

Nós viajamos muito para fotografar os ensaios de antes do casamento, mas o que poucos sabem que as vezes o ensaio de pre-wedding é substituído por um ensaio de na lua de mel. Pense nisso!


Trusted by Quantum Ai